Onde Comprar: Saraiva - Extra
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Número de Páginas: 416
ISBN: 9788579800641

Link do Skoob
Sinopse: "Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado.A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente"





Resenha: Sem palavras para esse livro, apenas tiro meu chapéu para a Suzanne Collins. Quem já leu sabe do que eu estou falando. Assim como Jogos Vorazes, eu vi o filme antes de ler Em Chamas, e vamos combinar que o filme é muito bom! Então, eu pensei: o filme é demais, bem melhor que o primeiro, não tem como o livro ser melhor, ou vai ser pior ou vai ser tão bom quanto.

Graças a Deus eu estava errada. O livro é simplesmente maravilhoso, eu achei umas mil vezes melhor que o filme, e olha o filme é bom demais! E a resenha vai ter spoilers, então, leiam somente se quiserem!

Depois de ganharem de um jeito revolucionário e ridicularizarem a Capital, Katniss e Peeta voltam para suas casas, no Distrito Doze. Fazendo todos (ou quase todos) acreditarem que são um casal profundamente apaixonado, eles conseguem ganhar os Jogos Vorazes, que pela primeira vez, tem dois vencedores.

Katniss e Peeta tem que continuar juntos, como um casal, pelo menos na frente das câmeras, já que Peeta realmente ama Katniss, enquanto ela diz que não, mas tem muitas dúvidas, sobre muitas coisas.

Até que eles anunciam que vão se casar. Vão para a Capital depois da Tour dos Vitoriosos e o Peeta faz o pedido enquanto estão participando de um programa televisivo, levando toda a Capital a loucura, porém nem todos acreditam nesse amor.

Pequenas rebeliões começam a acontecer em alguns distritos, pois as pessoas achavam que aquele amor não existia, que era tudo um farsa, tudo planejado.

Enfim, eles voltam para a casa, e está tudo bem, até que chega o dia do anunciamento do tema do Quarter Quell. Pra que não sabe, o Quell é um ano especial nos Jogos Vorazes, que acontece a cada 25 anos. Teve Quell que eles pegaram o dobro de crianças, então, ninguém sabia ao certo oque esperar, na verdade, esperavam tudo, menos oque aconteceu.

Nesse Quarter Quell, os tributos seriam escolhidos a partir dos vencedores de cada distrito. Claro, isso fez a Katniss ir a loucura, já que ela era a única mulher vencedora do distrito doze, ela iria novamente para os Jogos.

Chega o dia da Colheita, e nessa hora não tem escapatória, Katniss tem que enfrentar o seu destino. Pelo menos, haviam dois homens, o Haymitch e o Peeta, e tudo oque ela queria era proteger Peeta, então, fez o Haymitch jurar que se o Peeta fosse escolhido, ele iria se voluntariar para ir no lugar dele. Pena que não deu certo.

O nome de Haymitch foi chamado, para o alívio geral da nação, pelo menos por um segundo. Não deu nem tempo de Haymitch se mexer, e Peeta já gritou, se voluntariando para ir no lugar dele, e pronto, o casal desafortunado do distrito doze estaria de novo na arena.

Tudo é bem diferente, já que dessa vez todos já sabem mais ou menos como funciona, já todos já ganharam. E claro por todos serem ganhadores, existe uma "revolta" neles, pois a regra era: ganhou os Jogos, vai ter uma vida ótima, e nunca mais vai correr perigo. Mas fazer oque, Presidente Snow disse tá dito.

Como não iria mais ter o casamente, Katniss vai a entrevista vestida de noiva, mas com uma pequena carta na manga, que ela mesma não sabia. Seu estilista, Cinna, diz para ela, assim que estiver pronta, apertar um botão, e ela acha que é mais uma vez o truque das chamas, porém, quando ela aperta, no lugar daquelas chamas inofensivas, aparece uma grande fumaça, e logo que ela some, o vestido de Katniss está preto e tem asas, e ela se transforma em uma monckingjay, seu símbolo.

Chega o dia, eles vão ter que ir para a arena, mas dessa vez será diferente, ao invés de trabalharem sozinhos, eles terão uma equipe, totalmente contra as suas vontades, mas terão.

Dando um pulo na história para não alongar demais e nem dar spoilers demais, os Jogos terminam, de uma forma completamente desafiadora, mais uma vez afrontando a Capital, mas Katniss e Peeta, e outros vitoriosos saem vivos, até uma notícia, dado a Katniss pelo Gale, traz a ela enorme tristeza, e o fim do livro, com uma simples e devastadora frase: "Katniss, não existe mais Distrito Doze."

Antes de terminar, eu quero falar de um trecho do livro que me chamou muita atenção, e foi meio que uma crítica (uma das muitas que Suzanne faz no livro) sobre a falta de comida em alguns lugares, e o desperdício em outros. Katniss e Peeta estavam em uma festa dada para eles com muita fartura e tudo mais, mas não aguentavam mais comer, até que questionaram o porque de eles não estarem comendo e eles responderem que já não aguentavam, dão a eles uma bebida, que fazia as pessoas vomitarem, para aproveitarem bem a comida da festa. Eu achei muito interessante a forma como a Suzanne fez essa crítica, e a cada livro eu sou cada vez mais fã dela.

É isso gente, espero que tenham gostado, essa resenha foi mais bem completa que a primeira, e eu fiquei de feliz em fazê-la, pois eu amei esse livro, demais mesmo, e quem ainda não leu, vai ler!!!

Ah, e esse livro foi o primeiro do Desafio de Férias, então, só faltam 4, e foi o segundo do Desafio 52, então, só faltam 50. Boa sorte pra mim hahahaha beijos.

6 Comentários

  1. Nunca li os livros, mas os filmes são sensacionais! Super adorei.

    http://www.juliechagas.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gostou dos filmes vai se apaixonar pelos livros, tenta ler um dia!
      Beijos.

      Excluir
  2. A crítica que a Suzzane faz da sociedade é fortíssima, é como se fosse, ou vocês mudam de postura ou a gente fica desse jeito. Em Chamas é meu livro favorito da série por ter muita ação e é claro a Johanna e o Finnick que se tornaram meus xódos. Mal posso esperar por Esperança, que apesar de eu não ter gostado tanto, estou ansiosa pra ver a adaptação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem isso, eu apenas amo o fato dela fazer essas críticas! Até agora é o meu favorito também, vou começar hoje A Esperança, pelo oque a maioria fala Em Chamas é realmente o melhor. Johanna e Finnick são demais, adoro eles!
      Beijos

      Excluir
  3. Adorei sua resenha, me fez querer ler o livro de novo *-*
    Porém, creio que as rebeliões não acontecem porque as pessoas acham que o amor de Katniss e Peeta é falso, e sim porque com esse casal eles vêm uma nova forma de enfrentar a Capital, você não acha?
    Ah, qual sua parte favorita do livro? Difícil escolher uma :/
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Eu que acabei de ler quero ler de novo, é muito bom!!!
    Acho sim, eles deram esperança pras pessoas. Eu sinceramente não consigo escolher uma parte favorita, mas uma que eu gosto muito é a primeira vez que a Katniss fala com o Finnick, antes do desfile dos tributos, mas tem muitas mais.
    Beijos.

    ResponderExcluir