Compare preços aqui!
Autora: Erin Morgenstern
Editora: Intrínseca
Páginas: 365
Sinopse: "Tudo começa quando Celia vai morar com seu pai. E o mágico, que se faz de ilusionista, decide convidar um amigo de velha data a recobrar um antigo hábito - a disputa entre seus pupilos. Assim, Alexander adota Marcos especialmente para treiná-lo e Celia já é a escolhida de seu pai. Marcos e Celia crescem sendo treinados para um jogo que desconhecem quase completamente, exceto por saberem que o estão jogando. E as engrenagens começam a rodar quando o Le Cirque des Rêves é montado - um circo completamente diferente, formado por diversas tendas, cada uma uma atração em si. Com o circo pronto, o desafio começa - afinal de contas, o circo é a arena onde os dois irão travar sua batalha."

Resenha: Vamos lá a mais uma resenha dolorosa para escrever... Vocês sabem bem do meu problema de escrever sobre um livro que eu realmente gostei, e O Circo da Noite me conquistou de uma forma bem inusitada e eu ainda não sei ao certo oque me conquistou: se os inúmeros mistérios, o romance ou o final: surpreende, inesperado e maravilhosamente confuso...

No início, eu tive uma enorme dificuldade pra entrar nesse maravilhoso circo, entender tudo direitinho, e sempre me enrolava aqui e ali.

Mas aos poucos tudo foi fazendo um imenso sentido e eu me vi envolvida nessa história de amor repleta de magia.

Sim, eu não gosto de romances, mas se você pensa que esse é mais um romance clichê que tem aos montes por aí está completamente engando. Envolve mais que cartões com poesias e buquês de flores. Na verdade não envolve nem um e nem outro, e sim um nível de grandiosidade que eu nunca achei possível.

Sem mais enrolação, o livro, como pode ser visto pelo título, fala sobre um circo. Mas não é qualquer circo. Lê Cirque des Rêves chega sem ser anunciado, com um cartaz que diz:
“Abre ao cair da noite, fecha ao amanhecer.”
Nunca precisou ser anunciado, afinal, quando um circo surge do nada, passa a ser o assunto do momento onde quer que tenha chego e todos ficam sabendo logo.

O livro não tem um personagem principal, sendo narrado por diversos personagens, oque ajuda bastante a entender toda a complexidade que envolve o circo. Digamos que se tivermos que escolher os principais com certeza seriam Marco e Celia, já que tudo se liga a eles. Quando pequenos,  foram escolhidos e treinados para um jogo, um jogo grandioso, que nenhum compreende direito: não tem data de término, não tem exatamente regras definidas. O, digamos, "campo do jogo" (ou pode ser chamada batalha) é o Circo.

Le Cirque des Rêves é controlado magicamente pelos dois, um tentando superar o outro, montando tendas mais espetaculares que outras, mais complexas e criativas, sempre superando.

Mas esse jogo acaba chegando em um nível muito grande, envolvendo gente demais. Por exemplo: na noite de estréia do circo, uma mulher que fazia parte dos artistas deu a luz aos gêmeos Poppet e Widget, que, por conta e toda magia envolvida no circo, cresceram com alguns poderes. Eles com certeza entraram nos meus personagens preferidos. Talvez porque possuem cabelos ruivos, que além de serem uma de minhas maiores quedas, dão um contraste enorme com o circo, que é basicamente todo preto e branco.
"Os segredos tem poder. E esse poder diminui quando eles são compartilhados, por isso é melhor que sejam guardados. Dividir segredos, verdadeiros segredos, os importantes, até mesmo com uma só pessoa, fará com que mudem. Anotar é pior ainda, pois ninguém pode dizer quantos irão ler aquilo, não importa quanto sejamos cuidadosos. Por isso é melhor guardar os seus segredos, quando os tiver, para o bem deles e o seu também"
Antes de chegarmos no ponto que eu quero, vou descrever um pouco do circo para vocês. Falando assim, vagamente, pode ser que pensem em um circo do jeito que conhecemos, mas é bem, bem diferente!

O circo é um emaranhado de tendas, onde os visitantes caminham e entram nas que mais os chamem atenção. Possui desde a tenda onde Celia se apresenta fazendo truques (que na verdade são reais), até a tenda da Floresta de Gelo, que pelo nome dá pra saber bem o que é: uma floresta feita de gelo; até uma tenda para observar as estrelas. É tudo incrivelmente mágico, e para mim, o diferencial desse livro foram as pequenas partes, entre um capítulo e outro, que haviam pequenos trechos narrando sobre uma ou outra tenda do circo, descrevendo como se você estivesse lá, oque realmente te faz se imaginar lá e ajuda a entrar de cabeça na história.

Agora vamos voltar a história em si. A escrita de Morgenstern ajuda muito, adorei a forma como ela escreve. Não vou me prolongar pra não deixar muitos spoilers, então, vamos dar um longo salto na história
.
Muitas e muitas coisas acontecem, e só depois de um bom tempo que o romance em si chega: Marco e Celia acabam se apaixonando, oque não deveria acontecer, afinal, eles estão "lutando" entre si. Na verdade, o romance romance não existe nesse livro, e foi isso que me conquistou. Você consegue saber que o amor deles é tão real que chega quase a ser palpável sem precisar de inúmeras páginas de melação e nhé nhé nhé. Claro que o fato de o livro se passar no fim de 1800 e no início de 1900 ajuda, já que naquela época tudo era extremamente diferente.

Marco e Celia se veem em uma péssima situação quando descobrem como o jogo finalmente termina, e não é do jeito que eles queriam.
“Estou cansada de tentar manter as coisas juntas. Tentar controlar o que não pode ser controlado. Estou cansada de me privar do que desejo por medo de quebrar coisas e não conseguir consertá-las. Elas vão quebrar de qualquer jeito, não importa o que fizermos.”
No fim, você percebe que alguns sacrifícios são bons em nome do amor, que se arriscar em aventuras pode ser a melhor escolha a fazer e que as histórias precisam ser contadas.

Mas oque isso tudo tem a ver com um circo que é controlado com magia? Desculpem, vocês precisarão ler essa maravilhosa obra que eu recomendo, que na verdade que eu acho que precisa ser lida por todos, para descobrirem... Ah, e para não ser tão má, vou dar uma dica para quem for ler: apesar de maravilhosa, não pense que será uma leitura fácil! O livro literalmente transborda magia e é bem complicado de entender algumas coisas, oque eu acho que ajuda a algumas pessoas acabarem não gostando do mesmo, então, para facilitar, preste bastante atenção nas datas nos inícios dos capítulos. Eu me enrolei no começo exatamente por ignorá-las, então, não repitam meu erro.

E como esse livro faz parte da maratona #EUSOUDOIDEIRA e precisa de uma música, nada mais justo que escolher...


Magic - Colplay ♥

26 Comentários

  1. Oi.
    Estou lendo esse livro, eu também tive um pouco de dificuldade no começo, mas agora estou achando ele bem legal. Adorei a resenha. :D
    Beijos

    http://under-the-stair.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, sim, o começo é bem complicadinho, mas depois que flui é um maravilha!!! Obrigada, beijão.

      Excluir
  2. Olá!
    Menina estou louca pra ler este livro!!!!!
    Agora mais ainda, ahahaah ;)

    Bjo!

    http://osliteratoss.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! Você vai AMAR, sério, é lindo! Hahahaa beijos.

      Excluir
  3. Estou ansiosa pra ler esse livro, e sua resenha só me deixou mais curiosa!

    Adorei a resenha, beijos!

    porenseetcs.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um amor, você vai adorar!! Que bommm que gostou, foi difícil escrever hahaha
      Beijos!

      Excluir
  4. Oi meu bem! Estou amando o blog!
    Na verdade, na época de lançamento esse livro foi super comentado na blogosfera e eu morria de vontade de ler, porque a capa é linda mesmo! Mas ai, ele recebeu uma enxurrada de comentários negativos, muito por conta dessa dificuldade de leitura no começo, e eu acabei perdendo a vontade.
    Mas lendo a sua resenha hoje eu sinto que preciso mesmo ler este livro! kkk
    Um beijo ;*

    Juliana . Oliveira
    http://trocandoconceitos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olááá! Que bom!! Eu sinceramente não entendi as pessoas falando mal desse livro, eu que não sou muito ligada a romances amei, mas porque ele é diferente, talvez seja por isso, mas enfim, é maravilhoso, você vai adorar, vê se lê em hahaha
      Beijos!

      Excluir
  5. Estou louco para ler esse livro acho vou comprar ele amanha,adorei sua resenha *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compra simmm, é ótimo, você vai amar! Que bom que gostou, beijão!

      Excluir
  6. Você acredita que esse livro está a séculos na minha estante e eu nunca o pego para ler?! Estou perdendo um grande livro porque adoro romances,mas odeio muito nhé nhé nhé,assim como você... Já quero largar tudo e ler esse livro hoje,pena que não posso,mas farei o possível para lê-lo o mais rápido que der,sua resenha me conquistou mesmo....

    bjsss


    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corre e pega lá agora pra ler, você vai se arrepender de ter demorado tanto!!! Que bommm, não foi fácil escrevê-la hahahahaha
      Beijão!!

      Excluir
  7. Oiii!!!! Siiiim, é mt difícil fazermos resenha quando amamos um livro. Queremos fazer uma resenha perfeita para que tds tenham vontade de ler e sintam o mesmo que nós. :) A sua resenha deu exatamente essa vontade. parabéns. Bjs
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, demais né? É exatamente isso, você quer dar o melhor pra expressar o seu amor e conquistar todos hahaha
      Obrigada, fico muito feliz que tenha consigo passar isso, beijão!

      Excluir
  8. Eu sou apaixonada por esse livro. Tá na minha lista de favoritos e eu torço todos os dias para lançarem o filme do livro. Foi uma das melhores leituras que eu tive ano passado.

    http://www.laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ter filme?? Meu Deus ia ser perfeito se tivesse um filme, eu particularmente ia amar ver, não sei se ia ser do nível do livro mas enfim. É realmente uma leitura ótima, não tem como não se apaixonar...
      Beijosss

      Excluir
  9. "sim um nível de grandiosidade que eu nunca achei possível" falo tudo amiga, é um romance tão diferente, aquele capítulo que eles conversam pela primeira vez é espetacular! Meu preferido!! Eles tem uma elegância, não sei, é lindo de ler.

    Esse quote que você marcou do Widget eu também marquei aqui, simplesmente maravilhosos esses gêmeos. Ficou ótima a resenha amiga! E é importante mesmo prestar atenção nas datas, é bom avisar, fiz isso na minha resenha também pq as pessoas precisam ler esse livro, e nao podemos deixar uma coisa boba dessas atrapalhar a leitura delas né?

    Beijos, Irradiando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espetacular é pouco, transborda magia!!! Eles são demais cara, esse livro é demais!
      Eu marquei mil quotes como deu pra ver pela foto, e eu AMO eles, ficaram sendo meus preferidos sem sombra de dúvida, lindos, amores!!!
      Obrigadaaa minha linda, e sim, as datas são bem importantes, ajudam demais!!!
      Beijão ♥

      Excluir
  10. Olá Gabi! Comprei esse livro numa super promoção do submarino na semana passada, mas ainda não chegou. Pra falar a verdade, eu só tinha visto esse livro uma vez e já havia me apaixonado pelo visual dele, mas nunca tinha procurado saber sobre a história. Antes de efetuar a compra, procurei algumas resenhas e achei várias, positivas e negativas. Apesar de ler várias opiniões negativas sobre o livro, decidi confiar nos comentários daqueles que o adoraram e resolvi comprá-lo. Não vejo a hora de tê-lo em mãos e de realizar essa leitura mágica. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sim, a primeira coisa que chama atenção é essa capa MARAVILHOSA! Quando chegar você vai ler e amar, vai de cada um né, eu particularmente acho que todos que gostam de magia e um pouco de romance vão amar esse livro, é demais!!!
      Beijãooo

      Excluir
  11. Há muito tempo estou querendo ler esse livro, faz muito o meu gênero, espero gostar dele!
    http://ourrsecret.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Tudo bem? Já tenho esse livro e ele será um dos próximos. Espero que eu goste tanto quanto você!! =))

    Beijinhos, Dany.
    http://livrosqueinspiram.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo sim!!! Você vai amar Dany, é lindo, maravilhoso! Beijosss

      Excluir