Como o prometido na última postagem, trouxe aqui as minhas citações preferidas do livro Em Busca do Sentido da Vida, que é um livro extraordinário e vocês podem ler a resenha aqui!



"Sem esperança, se morre, ainda que vivendo; com ela se vive, ainda que morrendo."

"Caro Júlio Verne, a maior loucura é viver sem um sentido existencial. Sem sentido vivemos por viver, a vida não tem brilho, o caos não nos amadurece, a cultura não nos remete à sabedoria. Sem propósito, a mesa, por mais farta que seja, nutre o corpo, mas deixa faminta a alma. Sem propósito, vivemos num campo de concentração mental, ainda que rodeado por jardins. Não tenha medo de morrer em Auschwitz, tenha medo de viver uma existência sem sentido."
"Se Deus não existir, ninguém cobrará crueldade dos sociopatas nem aliviará a dor dos que ferirem... Mas, se Ele existir, a justiça poderá ser feita, pois nesse caso, a vida torna-se-á um pequeno texto e a morte, por mais violenta que seja, se converterá numa vírgula, pois o texto continuará a ser escrito na eternidade..."
"Quem não é fiel ao que acredita tem uma dívida impagável consigo mesmo, uma dívida que contraria o seu sentido existencial; dormiria, mas não descansaria; sorriria, mas sua alegria seria um disfarce."

"Os livros de história têm uma dívida impagável com a realidade crua experimentada pelos autores que respiraram os fatos."

"Os seres humanos modernos não sabem proteger sua emoção com a mais excelente propriedade. Eles fazem seguro de tudo, mas não seguro emocional. Ficam décadas da pré-escola à pós-graduação, mas não aprendem minimamente a filtrar estímulos estressantes, a gerenciar seus pensamentos, contemplar o belo. A humanidade, em especial a juventude mundial, está entristecendo no apodgeu da indústria do entretenimento."

"Todo ser humano é um cofre. Não existem mentes impenetráveis, mas chaves erradas."
"O dinheiro mal usado forma servos, a educação os emancipa. As armas eliminam a vida, a educação preserva. É por isso que sou um professor, o mais humilde e revolucionário dos profissionais. E, como professor, acredito na educação, e por vivê-la tenho um poder que dinheiro nenhum pode comprar. O poder de formar mentes livres..."


2 Comentários

  1. Nossa, que legais *-*
    Adorei essa "Todo ser humano é um cofre. Não existem mentes impenetráveis, mas chaves erradas."
    Post bem elaborado
    Bjs
    http://myself-here1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, as frases do Augusto são maravilhosas, amo!!!!
      Obrigada, beijão <3

      Excluir