Oi oi gente, a Si, do blog Leitura Assídua, criou um desafio literário para 2015 muito legal, vamos saber mais???

O desafio é bem simples, e tem algumas regrinhas que já vou falar, mas antes, vamos conhecer um pouco mais sobre cada gênero literário citados na foto acima:

Chick-lit

Em inglês, "chick" é uma gíria amena para designar mulheres, as jovens em especial. O termo chick -lit se aplica a livros que abordam o universo “menininha”. Geralmente com mulheres como protagonistas, eles tratam de amor, família e relacionamentos. 

Teen- lit

 Teen-lit é um livro que relata a vida de meninas adolescentes, com todos os seus dramas do ensino médio, as paqueras com garotos lindos e populares, amizades verdadeiras, o drama de escolher uma carreira e muitas outras questões que envolvam esta parte tumultuada da passagem da adolescência para a vida adulta.

Laid-lit

Lad-lit é a literatura escrita por homens, cujos personagens principais são  do sexo masculino. É claro que esta descrição poderia se referir a  dezenas de livros que não se parecem nenhum pouquinho com chick lit, mas  neste caso o Lad Lit são livros com narrativas e tons bem parecidos com  os de chick lits.  Eles retratam uma grande gama de assuntos, desde  trabalho, família até problemas amorosos. As vezes esses livros podem  ter as  perspectivas do ponto de vista masculino e feminino ao mesmo  tempo. Este gênero ainda não é muito difundido no Brasil.

Sick-lit

Sick-lit quer dizer em português, literatura - enferma, um gênero que tem no enredo, personagens com doenças terminais, depressão ou tendências suicidas.

Agora vocês devem estar se perguntando: "porque diabos essa louca explicou tudo isso?" É bem simples: para participar do desafio, vocês devem seguir umas regras e ler livro de acordo com elas, sendo eles dos gêneros específicos citados acima, e algumas pessoas (como eu antes), não sabem ao certo do que se trata cada gênero.
Bom, já que já conhecem, vamos para as regras:
Como podem ver, é tudo bem simples. Para saber mais, clique aqui, que será direcionados ao post original. E para quem quiser participar do desafio, que durará o ano inteiro, tem que entrar no grupo do facebook!
Eu não leio muito esses gêneros, e como quero mudar um pouco esse ano, resolvi participar do desafio, espero que gostem e participem!

19 Comentários

  1. Amei a postagem amiga, e vamos que vamos ler muitos esses gêneros que são uma delícia.

    bjs

    https://ateliedoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Gab! Eita, aja lits *-* KKKKKKKKKKKK
    Eu to em um que é sobre os gênero literários, ai tem Chick Lit e Sick Lit. Espero conseguir atingir minha meta
    Boa sorte para você.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bom? Adorei o desafio! Adoro os lits da vida e tenho váarios para ler, seria uma oportunidade!
    Fico triste de não poder participar... esse ano estou concluindo minha faculdade, aí já viu né? Mas, boa sorte e nos mantenha informados sobre as leituras dos lits ^^' rs


    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  4. OIe,
    Nossa você conseguiu esclarecer para mim o que era chick-lit =)
    Gostei do desafio!
    bjs!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Adorei a novidade! Eu não me dou bem com desafios literários que orientem para uma categoria ou gênero. Notei isso no ano passado, quando decidi participar de dois desafios e "dei para trás". Uma pena. Eu espero me disciplinar ao longo desse novo ano, haha. Porque parece divertido dar atenção a certos estilos literários, como é o caso desse desafio.

    Boa sorte a quem participará!
    Beijos, flor!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Gab!
    O legal desses desafios é que nos forçam a ter disciplina para cumprir a meta, né?
    Nunca tinha ouvido falar em "laid-lit" rsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oiee ^^
    Já tinha visto esse desafio e achei bacana, mas como não estou com nenhum chick-lit ou outro lit por aqui, não vou participar. Boa sorte no desafio :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu vi o desafio no blog da Si e até pensei em participar, mas não tenho os livros para o desafio, tenho um outro e acabaria não conseguindo cumprir a meta. Desejo boa sorte com a suas leituras para o desafio. :)

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  9. Gostei de saber mais sobre esses generos literarios, embora goste muito de literatura entendo bem pouco... bjos amei o post!

    ResponderExcluir
  10. Olá.... desafio bem legal... os temas não estou acostumada ler... e achei legal a sua explicação.... espero que aproveite o desafio e boa sorte... Xero!

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bom?
    Eu adoro desafios e esse é bem bacana. Como uma boa leitora de chick-lits, eu fico empolgada com desafios que incentivem a leitura desses livros. Espero que você consiga cumprir as metas. Indico os livros da Meg Cabot, Sophie Kinsella e Marian Keyes.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oiee.

    Não vou entrar no desafio, mas o achei super divertido

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  13. Olá minha linda, também estou nesse desafio e acho que irei provocar arco-íris todo rosa depois de tanto lit na minha vida hahaha. Mas vai ser bem bacana e divertido.
    Beijos e boa sorte para nós.
    chuvaelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Esse desafio é pra quem gosta mesmo de chick lits e cia, kkkkkkk. Eu gosto de livros assim, mas não tanto. acho que não leio 15 do gênero e afins por ano. Estou participando de outro desafio, e 4 dos livros são da família lit, acho que para mim está bom assim, rs
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oiee,
    Adoro desafios como este hehe..
    Confesso que estou tentada a participar, mas preciso me programar já estou participando de outros e quero cumprir.
    Achei bem interessante o desafio.
    Beijos Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  16. Adorei a postagem , é bom conhecer esses gêneros muitas vezes lemos e não identificamos o gênero. Já estou em um desafio e não darei conta de mais um . Mas adorei a ideia. e amo esses gêneros que nos fazem rir se divertir com a leitura. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  17. Eeeita mulé!!!

    Boa sorte com o desafio!
    Eu nem tento mais!
    Nunca consigo terminar! kkkkkk

    Beijokinhas!

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    O desafio parece sem bem legal, mas eu já estou participando de um outro desafio que é muito grande.
    Não conhecia o gênero Laid-lit, foi uma novidade pra mim.
    Desejo boa sorte e você.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Eu vi esse desafio em outros blogs e achei muito legal,mas não consegui participar,vou esperar as resenhas aqui no blog para acompanhar o desafio...

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir