Autora: Jennifer Brown
Editora: Gutenberg
Páginas: 256
Sinopse: "E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas."

Resenha: Sabe aquele livro que você começa sem muitas expectativas e é surpreendido??? Então, foi assim com A Lista Negra.
Mesmo sendo um livro muito elogiado, eu comecei a leitura imaginando uma coisa totalmente diferente e fui totalmente surpreendida.
O livro é narrado em primeira pessoa por Valerie, uma adolescente que está em uma situação horrorosa e incomum. Seu namorado, Nick, foi para a escola armado e atirou em muitos alunos e até professores, matando alguns e ferindo outros, inclusive Valerie, que foi alvejada na perna, e logo depois disso, ele se matou, com um tiro na cabeça.
E mais: muitos culpam Val, inclusive seu pai, porque ela criou a chamada Lista Negra, um caderno com nome de pessoas e coisas que ela e o namorado odiavam, e foi a partir dessa lista que ele escolheu os alvos do atentado, mesmo depois dela ter interrompido o tiroteio e salvado a vida de uma aluna, a culpavam.

"Em alguns dias, chegar ao fim do dia é uma grande vitória."

Mas ela não teve nada com isso. Na verdade teve, mas não diretamente. Ela odiava aquelas pessoas, sim, mas não as queria morta.
Então, chega o dia de voltar a escola. Era o último ano, e ela pretendia terminar aonde começou. Mas, mesmo depois de muitas consultas com seu psicólogo, que dizia que ela estava realmente preparada para isso, será que estava? Será que ela conseguiria terminar a escola? Voltar aquele lugar que a tormentava nos pesadelos?
"Mas parece que eu tinha o dom de fazer isso: magoar as pessoas sem querer."
E no meio disso tudo, tem a separação de seus pais e ainda uma dúvida: será que Nick era uma má pessoa e ela não tinha visto isso? Ou será que estava apenas passando por um momento difícil? Mesmo depois de tudo, ela não conseguia parar de pensar nele, mas a lembrança do atentado vinha junto, só aumentando essa dúvida e tornando tudo ainda mais difícil.
"O Nick tinha sido minha fuga. A única pessoa que me compreendia. Era bom fazer parte de um "nós", com os mesmos pensamentos, os mesmos sentimentos, os mesmos problemas. Mas, agora, a outra metade de nós tinha ido embora e, deitada no meu quarto escuro, percebi que não sabia como me tornar eu mesma de novo."
E enquanto isso tudo acontece, ainda tem a mídia, que trata do assunto de uma forma totalmente diferente do que realmente é/foi.
Muitas reviravoltas podem acontecer na vida de Val, tanto boas quanto ruins, claro que depende grande parte dela, mas outra grande parte não depende, o que dificulta tudo.
Em uma luta para superar isso tudo, Valerie vai tanto aprender muitas coisas quanto nos ensinar tantas outras.
Cada capítulo tem um desenhinho fofo, como essa espiral, tem caveirinhas, estrelas, etc.
O livro te faz mergulhar de cabeça, traz sentimentos, nos faz realmente parar para pensar em tudo, como por exemplo o ódio excessivo que podemos ter de certas coisas/pessoas, assim como o amor excessivo que pode nos cegar.
Com uma escrita mais que fluída, Jennifer Brown (pelo menos para mim) mudou totalmente o nosso conceito de romance de uma forma incrível e inovadora. Espero muito que venham a ser publicados novos livros da autora no Brasil, já que ela me conquistou e eu quero muito me aventurar mais em suas histórias <3

26 Comentários

  1. Nossa! Deve ser um narrativa forte, pois essa questão de atiradores em colégios nos Estados Unidos é muito séria. Espero, realmente, que Jennifer Brown tenha sabido desenvolver os fatos.

    Fiquei interessada. Pois o livro trata de questão atuais e, que sempre choca quando acontece.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua resenha. Mas não gostei do título do livro e jamais compraria e se ganhasse de presente, possivelmente doaria.
    http://poesianaalmaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Gab, tudo bem? Nossa, tenho muita vontade de ler esse livro. Na verdade, comecei a ler em uma época, mas estava meio que numa ressaca literária e não consegui ler, e como não era meu, precisei devolver. Enfim, a história da Val deve ser bem intensa, o que ela passou não foi fácil, todo o bullying que ela sofria e o Nick não era fácil e depois de tudo o que aconteceu, ainda ter que sofrer a pressão dos pais, dos colegas, da mídia. Gosto muito do livro ter tratado um tema atual e polêmico como o bullying e a questão dos massacres que ocorrem nas escolas americanas.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  4. Olá, tenho muita vontade de ler este livro, ouço só elogios. Ele parece ser forte e bem reflexivo, gosto disso em livros.E mais uma resenha, que me faz me perguntar por que ainda não li. Haha

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Ola :) Adorei a resenha! :D *-* Fiquei com vontade de ler esse livro, possui uma história bastante interessante, gostei do assunto abordado, acho que é uma ótima leitura. :) :o
    Acredito que a Val foi vítima de bullying, por isso tem essa "Lista negra". :/ acho que o drama da personagem aumenta mais ainda por causa dessa tragédia. Percebe-se que o livro mostra a realidade de muitas pessoas. :/
    Beijos!!!
    Blog: http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/
    Página: https://www.facebook.com/BlogWonderfulBooks

    ResponderExcluir
  6. Nossa sempre escuto faltem muito bem desse livro, é o tipo de livro que todos deveriam ler pelo que percebo, estou muito afim da leitura, mas existem tantos livros na frente.....
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Gente, TODAS as pessoas no mundo que conheço amam esse livro, e eu ODIEI!
    Fiz até um video criticando ele e Mentirosos, pois é outo que todos amam e eu fico -.-
    Supre respeito todo amarem, mas de verdade eu nao entendo COMO..
    Beijão
    Gio - Clube das 6
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Caramba, uns dias atrás vi esse livro na livraria de uma rodoviária mas naquele momento não me interessei. Acho que cometi a injustiça de julgar um livro pela capa rs E realmente ele não é nada do que eu esperava. Eu imaginava que fosse um enredo totalmente diferente e até certo ponto, sem graça.
    Que situação essa Val está passando, hein. Eu não saberia lidar com isso tudo, se fosse ela. E ainda por cima ela tem de voltar a escola, onde tudo aconteceu, e ''enfrentar'' os outros alunos. Realmente não deve ser fácil.
    Beijinhos.
    http://ressacamusiliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Gab!
    Este livro tem infinitos admiradores.. Sempre vejo falarem muito bem dele...
    Me parece ser uma história bem densa..
    Tenho mta vontade de ler, mas quero estar num momento mais receptivo para isso...

    Bjo
    escritaseleituras.weebly.com

    ResponderExcluir
  10. Oii, tudo bem?
    Eu particularmente não tenho muita vontade de ler esse livro, mas não sabia que era tão bom e que trazia tantas questões para refletir!
    Muito bom quando o livro nos surpreende!
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Amei a resenha!
    Já ouvi falar super bem desse livro, mas tenho que confessar que não dei muita bola! Mas agora, já vai pra lista de livrinhos...
    Beijos!
    Blog Cheiro de Livro Nacional

    ResponderExcluir
  12. Poxa, só pelos elogios já fiquei com vontade de ler haha
    não tem nada mais gostoso do que quando um livro nos surpreende bem ♥
    adicionado na lista!

    ResponderExcluir
  13. Adoro quando autores conseguem nos deixar totalmente ligados no que estamos lendo e no final nos deixam querendo ler mais daquilo! Mostra o quanto a história foi bem construída e o quanto o autor ou autora trabalhou bem! A Lista Negra é um livro que desejo ler a muito tempo mas ainda não comprei por seu preço caro, mas a vontade ainda não passou e depois da sua resenha fiquei ainda mais empolgada com a leitura. Adoro histórias chocantes e intrigantes como essa.

    Beijos
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Minha nossa esse livro deve ser incrivel!!! Amei a resenha de verdade!
    Vou procurar saber mais sobre ele e tentar ler :3

    beijos
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Bem diferente o fato de o nome do livro ser A Lista Negra, mas a lista ser realmente em papel branco e a capa também haha Geralmente os editores colocam coisas que deem alusão direta ao nome do livro, só que dessa vez foi de uma forma bem sutil, com desenhos e tal haha

    http://ocasulodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi, Gab!
    Eu não fazia ideia de que o livro Lista Negra fosse assim... tão perturbador...
    E está sendo tão bem comentado!!
    Mas, fico feliz em saber que você gostou bastante.

    Beijos!
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Eu estava discutindo sobre essa obra com meu irmão esses dias mesmo! Indiquei para ele ler, e disse que lia comprar tmbm! Já puvi tantos elogios e li algumas resenhas que sei que ele é bem forte e trata de um assunto muito importante e que tem que ser esclarecido sempre! Beijos

    ResponderExcluir
  18. Fico super em dúvida em ler esse lvro ou não, porque ao mesmo tempo que muitos blogs falam super bem, uma amiga minha (A Gio, que comentou ali em cima) me deu motivos suficientes para não ler, aaaai senhor...
    Poréeeem, sua resenha ficou ótima! Parabéns!
    Beijos,
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  19. Sério que você começou a ler sem expectativas? Eu sempre vi esse livro por ai, mas nunca havia lido a sinopse dele. Li agora com a sua resenha, e algo em mim ficou: eu quero esse livro!
    Sério mesmo.
    Ainda bem que não foi só pela sinopse, vi que na sua resenha você amou o livro!
    Quero saber como essa história irá terminar!
    Bjs

    www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oiie, tudo bom?
    Esse livro ... <3 De tanto que a Pam, do Garota It, fala dele, eu fui obrigado a ler kkkkk
    Eu gostei muito do livro, apesar de esperar mais dele. Mas foi uma leitura singular na minha vida.
    Adorei a resenha =)
    Um abraço

    ResponderExcluir
  21. Olá :)
    Lembro do reboliço que foi quando esse livro foi lançado, muitas críticas negativas e muitas positivas.
    É um livro que aborda uma história bem diferente e com uma trama bem construída.
    Ele ainda está na minha lista de leitura e eu pretendo ler muito em breve. Sua crítica só me deixou mais curiosa.

    Beijocas,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oie, tudo bom?
    Esse livro está no topo da minha lista de desejados e tem uma premissa totalmente impactante. Me parece uma história bastante emocionante e reflexiva também. Espero que eu consiga ler um dia porque tenho certeza de que a escrita da autora vai me cativar.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Nossa, Gab. Que livro arrebatador! O enredo é fantástico. Quer dizer, na criatividade. Ou não. O autor pegou uma história que tem se repetido bastante nos últimos tempos, infelizmente como podemos constatar nos meios de comunicação. Mas será interessante conferir todos os lados dessa moeda. Amei sua resenha e com certeza vou ler.
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando ❤

    ResponderExcluir
  24. Oi Gab, tudo bem?
    Nossa, você se sentiu surpreendida pelo livro, já eu foi pela sua resenha. Vi esse livro várias vezes, mas sempre achei que não fizesse meu estilo pela capa, mas olha, a história parece ser muito boa e beeeem agitada, que namorado é esse, hein? Cotada, a personagem deve passar por vários conflitos, fiquei mega curioso com o livro, lerei ele esse ano se possível.

    ResponderExcluir
  25. Um dos livros presentes em minha lista!
    Li a sinopse há algum tempo atrás, totalmente interessante a proposta do livro.

    http://psicoselliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Tudo bem?
    eu sempre vejo muitas resenha positivas sobre esse livro.
    A história parecer muito boa e nos deixa presa a história.
    Pretendo ler em breve.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir