Autor: Dan Gemeinhart
Editora: Novo Conceito
Páginas: 224
Sinopse: "Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha. Mas, em certo sentido um sentido muito importante, Mark não tem nada a ver com as outras crianças. Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram. Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier. Nem que seja a última coisa que ele faça. A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável."
Livro cedido em parceria com a Editora Novo Conceito.

Resenha: Ai gente, que livro encantador! No post de primeiras impressões eu deixei algumas considerações que agora, depois da leitura do livro, vou complementar.
Como já foi dito, o livro conta a história de Mark, um menino com câncer (que podemos deduzir já estar em fase terminal) e sua grande aventura com seu companheiro Beau, um cachorrinho lindo com um olho verde e outro castanho.

"Todo mundo devia ter um cão. Os cães nos ensinam a amar e ser carinhosos. Eles nos fazem lembrar das coisas que realmente importam."

Mark está sofrendo muito por conta da doença, é a segunda vez que tem câncer, ele tinha "se livrado" da doença quando era menor, mas acabou voltando. Ele sente raiva de tudo e de todos, e só quer cumprir sua aventura (escalar o Monte Rainer) para enfim poder morrer.
Os capítulos são alternados, temos um que é narrado por Mark, onde podemos ver como está sendo toda a aventura, e outro narrado por Jess, sua melhor amiga, que nos passa a própria visão de tudo e a visão dos pais de Mark.
Ele está mal por causa da doença, tendo que tomar remédios, sentindo muita dor de cabeça e muitos outros sintomas péssimos, e para piorar, sua trilha não será fácil, com pessoas para atrapalhar, situações complicadas, mas também com pessoas boas no seu caminho.
O tempo todo ficamos na expectativa de saber se ele chegará ou não ao seu destino, mas também acompanhamos outra angústia.
Antes de ir, Mark deixou um bilhete para Jess, e ela, por esse bilhete, sabe exatamente para onde ele está indo. Mas ela não pode contar. Mark era seu melhor amigo e ela esperava seu silêncio, sua ajuda, para que ele pudesse cumprir seu objetivo.
"Não dá para guardar um segredo em uma mochila."
É um livro que a leitura é fácil, principalmente por ser narrado por duas crianças, a escrita é bem simples.
Como todo sick-lit, o livro mexe com o nosso sentimental, principalmente por tratar de câncer, uma doença terrível, e pelo fato de ser uma criança com câncer, oque mexe mais ainda. Sabemos que é terrível tanto para crianças quanto para adultos, mas quando você tem uma consciência maior de tudo é, digamos, """"menos complicado"""".
Eu fiquei angustiada, com medo, nervosa, tudo isso enquanto acompanhava a loucura que o Mark resolveu fazer, e a leitura foi uma experiência incrível.
Quem já teve caso de câncer na família sabe o quanto é terrível, e podemos ver pela perspectiva do doente a profundidade dessa doença.
Só teve uma coisa que me incomodou: a repetição da frase "a mais pura verdade". Eu acho interessante citar o título do livro no decorrer da história, mais ficou enjoativo, manjado, não precisa ficar falando isso toda santa hora.
E claro: o final!
Eu sinceramente não tenho palavras para o quão genial foi esse final. Você tem uma perspectiva de que uma coisa vai acontecer e outra totalmente diferente acontece, e para mim não tem nada melhor que ser surpreendida em uma leitura.
"O mundo inteiro é uma tempestade, eu acho, e todos nós nos perdemos em algum momento. Vamos atrás de montanhas no meio das nuvens para que tudo pareça valer a pena, como se isso tivessa algum significado. E, às vezes, nós a encontramos. E seguimos em frente."
Aprendemos de tudo um pouco, mas principalmente sobre amor e amizade, e como não existem barreiras quando você realmente tem um sonhe e o quer realizar.
Para mim, foi um mergulho fora da minha zona de conforto. Eu não sou fã dessas leituras dramáticas que envolvem doenças e principalmente cachorros, eu tenho um sério problema com qualquer tipo de história, seja livros, filmes e até músicas, em que um cachorro pode morrer, e foi uma leitura maravilhosa.
Ficou como favorito, mas com 4 estrelas, pelo fato da repetição, que me irritou um pouco, mas tirando isso, tudo perfeito. Não tem nenhum erro de escrita, diagramação perfeita, o enredo envolvente, a escrita fluida, enfim, tudo que um bom livro pode ter, e que deve ser lido por todos!


25 Comentários

  1. Ola Gab! tenho o mesmo problema que você quando envolve cachorro ou criança mas confesso que mesmo sabendo que vou chorar minha cursoriedade para ler esse livro ta no topo(preparando os lencinhos rsrsrs...)
    BEIJOSSsss...

    http://sonhosdeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Os cães são tudo de bom, menos duradouros =(
    Ótima resenha, ja tinha lido algumas coisas sobre, esse livro é bom demais.
    Sexo, Fraldas e Rock'n Roll

    ResponderExcluir
  3. Oi ,Tudo bem?
    Esse livro já ouvi varias resenhas sobre ele , já li as primeiras impressões , te confesso que foi uma historia que me pegou de jeito, qual é a pessoa que não tem vontade de fazer o que quer, e fugir dos problemas como não houvesse o amanha ,apesar de trazer consequências ? e principalmente uma criança , que tem desejos incontroláveis . Eu estou apaixonada pelo cachorro ,porque os animais são os nossos melhores amigos , e isso deixa bem claro no livro .Eu adorei a resenha achei bem intuitiva , o livro deve ser emocionante sem dúvidas ,quero muito ler .

    http://garotinhaadolescentea.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Eu li a amostra, praticamente devorei na verdade, pois mal chegou já tinha lido e fiquei curiosa pelo restante da história, recomecei ele justamente hoje, pelo que vou gosta do final, já fiquei meio abalada só com o começo da história e imagine agora, acredito que lágrimas vão rola rsrs..
    Enfim adorei sua resenha, fico incomodada também com a repetição da frase.
    Beijos
    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  5. poxa tenho visto tantos livros bacanas e estes vão entrando na minha lista de desejados, realmente ambos parecem ser muito interessantes e gostosos de mergulhar na historia de seus personagens..... parabéns pela postagem ... bjss
    .. http://florroxapoemasepoesias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Gab!!! Tudo bem???

    Gostei muito da sua resenha. Estou louca para ler esse livro, e gosto de tramas assim. O Beau deve ser um fofo. E concordo com a perspectiva do garoto, quando se está doente, muita gente em cima só atrapalha nossos objetivos.

    http://meninadeparis.com

    Beijos, fique com Deus

    Dayana

    ResponderExcluir
  7. Oi, Gab.
    Tudo bem? Eu li o livreto e simplesmente amei a história do Mark, então estou doida para ler o resto do livro e saber mais sobre as aventuras dele, diferente de você eu gosto de histórias dramáticas, pois geralmente são elas que possuem as melhores mensagens e quando tem algum cachorro na história eu já fico apaixonada e com o coração apertado com medo de que algo aconteça com ele. Enfim, fico feliz que tenha gostado da história o/

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Ai amiga, eu li a prova e estou em cólicas para ler o livro todo e saber que final é esse. Estou curiosa demais da conta, adoro quando um livro me surpreende e me passe lições boas, como esse livro.

    Amei demais a sua resenha, só me deixou mais curiosa.

    bjs

    ResponderExcluir
  9. Muitos blogs estao divulgano esse livro!
    NAo tive muita vontade e interesse de ler, mas parece ser legal!
    Bjss
    Gio - Clube das 6
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  10. Sua resenha me ganhou e retirou todas as minhas duvidas: Necessito ler esse livro.
    Amo o gênero e tenho certeza que vai pro meus favoritos :D
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Li os primeiros capítulos que a editora enviou e fiquei encantada. Meu exemplar ainda não chegou :/ Deve ter tido algum problema nos correios. Assim que ele chegar vou correndo ler pois a história foi interrompida muito rapidamente, quero saber o que acontece com o Mark e o Beau! Amooo um drama.
    Adorei a resenha.
    Beijo
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá Gab, tudo bem?

    Eu só li a prova do livro. Já recebi a versão final, mas ainda não tive coragem de terminar a história de Mark. Provavelmente neste fim de semana eu leio!

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi, Gab!
    Com certeza, A Mais Pura Verdade é uma história muito bonita, que encantará a todos com emoção.
    Este é um dos próximos livros que vou ler.
    Quero muito conhecer Mark!

    Beijos!
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi tudo bem?

    Já a um tempo ouço muito falar desse livro, varias pessoas me recomendam ele, mas ainda fico na dúvida leio, ou não leio.

    abs.

    http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Tambem tenho esse livro..to louca pra ler <3

    ResponderExcluir
  16. Oi Gab...
    Ai ai ai como eu to curiosa para ler esse livro...
    Realmente esse tema é um ponto meio tenso pra mim também... doença (cancer) e taambem tenho problemas com cachorros kk
    Adorei a sua resenha, parabens e tambem concordo, pra queeee ficar repetindo o titulo direto? Entendo o motivo que vc retirou uma estrela

    beijos
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi, Gab!
    Tenho lido bastante sobre esse livro e estou muito curiosa! É um tema bastante pesado, né?
    Adorei a resenha.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  18. Estou super ansiosa para fazer a leitura desse livro, parece ser muito bom e emocionante. Sei que vou chorar bastante com a história HAHA Acho a capa linda, a editora fez um ótimo trabalho.
    Beijos, Gabi
    wwww.reinodaloucura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi Gab, tudo bem?
    Gostei de sua resenha, Mark é um personagem muuito fofo de se acompanhar e gostei de todos os conflitos que o livro trás; ´Para mim, a repetição da frase: "Essa é a mais pura verdade" não foi algo incômodo, muito pelo contrário, gostei.

    ResponderExcluir
  20. Indiquei seu blog em uma TAG! Confira lá no meu blog e não se esqueça de deixar o link das suas respostas lá pra mim ver!!
    https://citandopalavras.wordpress.com/2015/03/08/tag-i-love-my-blog/

    ResponderExcluir
  21. Oie, tudo bom?
    Terminei esse livro ontem e gostei assim como você. Porém, eu também me irritei com a repetição da frase e esperava me emocionar mais com o final. Apesar disso, foi uma leitura que me conquistou porque dramas sempre me tocam profundamente e o Mark é um garoto incrível.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bom?
    Este livro.... <3 Certamente entrou pra minha lista de favoritos.
    Uma história tão tocante e sensível. Como não se apaixonar pelo protagonista? rsrs
    Um abraço

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bem?

    Eu amei esse livro, pra mim, se tornou o melhor de 2015 até agora, a leitura fluiu rapidamente e a história me encantou e me prendeu de uma forma maravilhosa, enfim, adorei a sua resenha.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  24. Olá Gab!
    Esse livro realmente é encantador e me envolveu demais! Até hoje não consegui escrever a minha resenha do tanto que fiquei envolvida com o Mark e com o Beau! Acredito que esse será um dos meus favoritos de 2015! Uma leitura tão leve e intensa ao mesmo tempo que fica na memória e no coração!
    Beijos
    Nica

    ResponderExcluir
  25. Olá,
    Já ouvi falar tanto desse livro.. minha curiosidade só aumenta
    ele vai entrar para minha lista e quem sabe compro logo logo!
    beijos

    ResponderExcluir