Compre aqui!
Autor: Michel Crichton
Editora: Aleph
Páginas: 528
Sinopse: "Uma impressionante técnica de recuperação e clonagem de DNA de seres pré-históricos foi descoberta. Finalmente, uma das maiores fantasias da mente humana, algo que parecia impossível, tornou-se realidade. Agora, criaturas extintas há eras podem ser vistas de perto, para o fascínio e o encantamento do público. Até que algo sai do controle. Em Jurassic Park, escrito em 1990 por Michael Crichton, questões de bioética e a teoria do caos funcionam como pano de fundo para uma trama de aventura e luta pela sobrevivência. O livro inspirou o filme homônimo de 1993, dirigido por Steven Spielberg, uma das maiores bilheterias do cinema de todos os tempos."

*Livro cedido em parceria com a editora

Resenha: Desde que tinha visto a primeira foto do livro na página do facebook da Editora Aleph eu tinha pensado: eu quero esse livro! E bom, acho que vocês podem imaginar minha felicidade quando chegou um pacotinho do correio com o livro dentro pra mim né
Antes da história já foi amor: a edição está impecável! Com essa capa linda (simples porém muito representativa) e essa beirada das folhas em vermelho, contrastando com a capa, gente, ficou lindo demais. E a diagramação também está perfeita! Não achei nenhum erro de gramática, o tamanho da fonte está um pouco pequena, porém não me prejudicou (até porque já estou acostumada e acho bem estranho livros com fontes grandes) e a folha amarelada ajuda bastante. O livro é divido em capítulos e também "iterações" (que ao longo do livro entendemos oque significam de fato) e toda a divisão foi super bem feita. O maior problema que eu encontrei (acho que isso tem me perseguido....) foi a divisão das narrações.

"É óbvio que você vai se comportar assim, óbvio que vai se importar com aquilo. Ninguém para e pensa nas obviedades. Não é espantoso? Na sociedade da informação, ninguém pensa. Nós esperávamos banir o papel, mas na verdade acabamos banindo o pensamento."

O livro é narrado de diversos pontos de vista, oque é muito positivo, porque nos ajuda a entender melhor tudo oque está acontecendo e também é bom ver as coisas de pontos diferentes, mas quando passa de um personagem para outro, só há um espaçamento maior, oque sempre me deixa enrolada no início, mas claro, me acostumei rápido e no fim não me atrapalhou.
Bom, a história, acho que todos já conhecem. Hammond, um cara rico e ambicioso, tem um plano grande, e o põe em prática. Com o avanço da biotecnologia  e da clonagem de DNA, eles descobriram como trazer a vida os jurássicos dinossauros, seres antigos e até então conhecidos somente pelos seus restos mortais.

Porém trazer a vida seres tão desconhecidos tem um risco muito, muito grande. Ninguém sabia ao certo sobre o comportamento desses animais (haviam apenas especulações), não era possível saber sobre possíveis doenças e sobre seus verdadeiros hábitos, e claro, não era possível reproduzir seu ambiente natural, já que com a intervenção humana e evolução as espécies, muitas coisas mudaram.
Mas com a ajuda dos melhores profissionais de diversas áreas (desde advogados, cientistas e programadores de computador), Hammond consegue trazer a vida esses animais e montar um parque para visitações totalmente seguro, ou pelo menos era isso que ele achava....
"A vida real não é uma série de eventos interconectados ocorrendo um após o outro como contas presas em uma gargantilha. A vida é, na verdade, uma série de encontros na qual um evento pode mudar aqueles que o seguem de uma forma totalmente imprevisível, até mesmo devastadora. Essa é uma grande verdade sobre a estrutura do nosso universo. Mas, por alguma razão, nós insistimos em nos comportar como se isso não fosse verdade."
Antes da inauguração, ele recebe alguns "visitantes" para ver como seria essa interação e também consertar alguns erros e bugs presentes no parque. Dentre esses visitantes, temos os netos dele, dois arqueólogos que escavam ossos de dinossauro (Hammond os patrocina), o advogado dele, o programador que criou o todo o sistema de computação do parque, um matemático e acho que só (espero não ter esquecido ninguém).
Porém, vocês já sabem. As coisas começam a dar bem errado, e uma corrida começa, aonde sobreviver a esses seres jurássicos é o prêmio, mas que nem todos ultrapassarão a linha de chegada...
A escrita do Michael, apesar de ser técnica em muitas partes, é bem fluida, e completamente atual, com teorias e comentários (que vocês podem ver pelas citações) sobre nós, humanos, e nossa relação com a vida e tudo o mais, que quase nos dão um tapa na cara de tão reais.
"A ciência sempre disse que pode não saber de tudo, mas que saberá, mais cedo ou mais tarde Essa é uma jactância vã. Tão tola e tão injustificada quanto a criança que salta de uma ponte porque acredita que poder voar."
Poder ter a visão de praticamente todos os personagens também foi ótimo. Apesar de simples, a história é rápida e poderíamos ficar enrolados se a narração se limitasse a apenas um dos personagens. Também tem o desenvolvimento dos mesmo, que foi muito bom. Ele soube criá-los e desenvolvê-los muito bem, oque, tendo em vista o número de personagens e por praticamente todos eles narrarem, é uma coisa complicada, mas que foi contornado com maestria por Michael.
Gostei também demais de conhecer os dinossauros! Ele os descreve, cita os nomes e até apelidos (os velociraptors viram apenas raptors, e o mesmo com os outros, oque também facilitou muuuuito a leitura).
A visão dele desses seres é incrível e as descrições também, tornando o livro bem mais real.
No fim, amei o livro, tanto que mereceu cinco estrelas. Não entrou para os meus favoritos, mas foi uma experiência única e que vai ficar pra sempre. Estou adorando ler essas ficções antigas que a Aleph tem relançado. Eu amo esse gênero, e poder ler alguns clássicos está sendo muito bom, então queria agradecer muito pela confiança da editora e por terem me dado essa oportunidade
Queria poder fazer um post comparando o livro ao filme (o primeiro, claro), mas ainda não o vi. Porém, assim que assistir, eu faço o post comparando ok?? Então, aguardem!

"Vamos ser claros. O planeta não está em risco. Nós estamos em risco. Não temos poder para destruir o planeta, nem para salvá-lo. Mas talvez tenhamos poder para salvar a nós mesmos."

         

24 Comentários

  1. Nossa nem sabia que existia um livro com esse tema, apaixonado demais por essa resenha..

    www.saotantas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Gab,
    Tudo Bem?

    Já conhecia este livro, mas não com tantos detalhes. Você soube falar com maestria do livro e este entrou para os meus desejados!

    Abraços,
    www.isaaczedecc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Esse livro tá fazendo o maior sucesso, acho que não é para menos né
    Adorei sua resenha
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Eu quero muito esse livro. Já peguei na mão na livraria, e ele é realmente lindo.
    Eu não acredito que você não viu o filme ainda, é ótimo.
    Quero ler, sempre tem uma informação a mais.
    bju

    ResponderExcluir
  5. Uau, esse livro é demais. Além da capa maravilhosa né, essa edição está linda, na minha opinião. Engraçado que acabei de ver um vídeo falando sobre o filme, que também é sensacional. Beijos !

    ResponderExcluir
  6. Oiee.

    Não li o livro, mas vi muito a respeito dele nos últimos dias.
    Parabéns pela resenha e espero ter coragem para ler

    Beijos
    http://www.amorliterariooriginal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oii Gab, tudo bem?

    Não assisti ao filme, e confesso que não faz muito meu estilo, mas que bom que gostou, e que mesmo com tantos personagens, eles foram bem construídos e você não ficou perdida, mesmo que no início tenha ficado um pouco confusa pela divisão. Parece ser um livro bem desenvolvido e achei legal as descrições dos dinossauros.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  8. essa quote final foi foda *--*
    Desde que vi o lançamento, pirei. E já quero ter na estante... espero poder comprar na bienal :D
    Imagino sua felicidade ao ver o carteiro trazendo esse livro hehee
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá Gab, tudo bem?

    Lembro de ter visto o livro dentre os lançamentos do mês em que ele foi pras livrarias e achei a capa e diagramação uma beleza a parte. Gostei dos filmes que saíram há muitos anos atrás e até hoje os assisto, mas acho que daí partir para a leitura.... sei lá, não acho que vá gostar.

    Vou deixar a dica anotada, mas sem previsão de compra, rs.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. É a segunda resenha que leio a respeito desse livro e estou simplesmente encantada! Adorei o fato de a Aleph nos trazer uma obra como essa, belíssima e que traz aos fãs de Jurassic Park o gostoso prazer de voltar àquela ilha que tanto nos marcou. <3 Com certeza, quero ler! Curti saber que a escrita é fluída, isso é muito valioso para mim.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi
    Eu só vi os filmes, li resenha falando bem do livro, mas não sei se encaro ler não.
    Bjss

    ResponderExcluir
  12. Oii, tudo bem?
    Eu tenho visto diversos blogueiros falando bem desse livro, mas eu nunca tinha lido de fato uma resenha, e gostei bastante da premissa do livro, Eu adorei todos os filmes da franquia e espero ansiosamente uma oportunidade para poder conhecer o livro.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá... tudo bem??
    Super legal, mas devo confessar que não me interesso pela leitura do livro, mas curti todos os filmes da franquia, com exceção do mais recente lançado no cinema... acho que o tipo de adrenalina que a leitura nos traz é bem diferente da que é assistida... no livro as imagens vem conforme sua imaginação... já no filme você vê a imagem... é meio complicado, mas parece demais... enfim... eu curti muito a sua resenha, mas não pretendo ler o livro... Xero!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Sua resenha tá incrível e que capa maravilhosa!
    Tô apaixonada!

    Parabéns pelo blog lindo!

    http://dentro-das-paginas.blogspot.com.br/2015/09/especial-ddmc-contextualizando-o-que-e.html

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Eu vi o filme e confesso que o livro foi uma novidade. A capa é linda e a premissa me atraiu muito, espero ler em breve a obra.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oii
    Confesso pra vc que eu nao sabia que existia um livro sobre esse tema haha. Eu acho muito interessante esse tipo de história, mas é algo que definitivamente eu não costumo ler. Por isso, mesmo com a sua resenha impecável irei passar a dica.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem?

    Não sabia que tinha um livro, não.
    Gosto de filmes com essa temática, mas nunca me aventurei lendo um livro que abordasse histórias desse gênero. Lendo a sua resenha, confesso que fiquei no meio termo entre ler e não ler. Mas confesso que me causa medo que um dia uma ficção assim vire realidade (devaneios de leitora). rs

    Beijo!
    Livros & Tal.
    [http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/]

    ResponderExcluir
  18. Olá flor. Como seu blog está lindo poxa <3. Amei muito muito mesmo.
    Mas bom, que pena, mas não curto esse gênero. Sabia do livro e do filme, mas sei lá, não me animo em lê-lo ou assistir o filme.
    Beijos e sucesso.

    ResponderExcluir
  19. Oi Gabi

    Você tem razão a capa é simples, mas linda e bastante significativa. Sua resenha é a primeira que leio e gostei muito. Eu assisti aos filmes e as experiências foram bacanas, mas realmente não um investimento de leitura que eu farei não, pelo simples fato de ter muita coisa para ler, além de eu ter a sensação de que já cumpri a missão de conhecer a trama, ainda que através dos filmes.

    Beijos
    Tânia
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Adoro dinossauros e pelo que você falou na sua resenha o livro parece ser muito bom, não tenho dúvidas de que adoraria lê-lo, fora que essa edição da Aleph está MARAVILHOSA. Espero poder adquirir esse livro o quanto antes,

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Oie!!! Olha, eu confesso que estou adorando as editoras que tem trazido titulos inesqueciveis do cinema para as páginas. Eu logo fiquei interessada nesse livro ainda mais pq esse filme foi o primeiro que vi na minha vida nos cinemas e me marcou muito. Espero ter a oportunidade de ler. Beijos.

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que acho interessante essa história, mas que ao mesmo tempo não tenho tanta animação para conhecê-la, sabe? Mas eu gostei da sua resenha, porque deu para saber mais sobre o livro e de certa forma ficar um pouco mais animada.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Oiee ^^
    Já tinha visto a capa desse livro antes, mas não tenho vontade de ler *-* nem o filme eu tenho curiosidade de conhecer, então não sei se leria o livro tão cedo. A história não me chama a atenção, não é um gênero que eu curta muito também.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir