Compre aqui!
Autor: Richard Matheson
Editora: Aleph
Páginas: 384
Skoob
Sinopse: "Uma impiedosa praga assola o mundo, transformando cada homem, mulher e criança do planeta em algo digno dos pesadelos mais sombrios. Nesse cenário pós-apocalíptico, tomado por criaturas da noite sedentas de sangue, Robert Neville pode ser o último homem na Terra. Ele passa seus dias em busca de comida e suprimentos, lutando para manter-se vivo (e são). Mas os infectados espreitam pelas sombras, observando até o menor de seus movimentos, à espera de qualquer passo em falso... Eu sou a lenda, é considerado um dos maiores clássicos do horror e da ficção científica, tendo sido adaptado para o cinema três vezes."
*Livro cedido em parceria com a editora

"O mundo ficou louco, pensou. Os mortos andam por aí e eu acho isso normal."

Resenha: Estamos no ano de 1976, quando o mundo assolado é por alguma coisa (ninguém sabe oque) que transforma as pessoas em vampiros. Não aqueles que viram morcego, mas no estilo "vampiro-zumbi", que vagam por aí durante a noite em busca de sangue humano fresco, mas como no antigo clichê, morrem no sol, fogem da cruz e detestam alho.
Nosso personagem principal, Robert Neville, é o único humano sobrevivente. Ele transformou sua casa em uma fortaleza anti-vampiros e vive sua vida "normalmente". Ele é assombrado pelos fantasmas do passado. Perdeu sua esposa e filha para os vampiros. Como no próprio livro diz, ele " está preso em um deserto de isolamento e ao mesmo tempo em uma selva predatória."
No início ele é atormentado pelo desejo sexual que sente. As vampiras mulheres quase o levam à loucura, e ele acaba se afundando em whiskey. Porém uma hora ele percebe que isso não o leva a nada e começa a estudar para saber oque aconteceu com as pessoas no mundo.
"Eu queria ter um encanamento de uísque!, pensou. Eu iria ligar a porra de uma mangueira e esguichar a bebida goela abaixo, até que ela saísse pelas minhas orelhas! Até que eu boiasse nela!"
Depois de muitas frustrações, ele descobre que é uma bactéria, e a nomeia de vampiris. Descobre o porque é imune e muitos outros fatos, porém não consegue descobrir a cura.
Após 3 anos vivendo nesse isolamento, algo surpreendente acontece. Ele vê uma mulher, na luz do sol e bronzeada, andando sem rumo. Ruth é o nome dela. Ela pode ser a salvação dele, sua futura companheira e a esperança para a raça humana. Ou pode ser a perdição de Neville.

"Em um mundo de horror monótono, não podia haver salvação, nem nos sonhos mais loucos. Ao horror, ele se ajustou."


No fim, conseguimos enxergar muito do próprio autor e de nós, humanos. Nossos medos, receios e problemas foram incrivelmente bem colocados em um "livro de vampiros". Diferente de muitos livros de terror ou terror sobrenatural, esse terror ficitício-científico mexe com nosso psicológico. Ele não nos dá sustos, ele nos assombra, mexe com a psique.
Ecobag que a editora me mandou, é linda demais! - Créditos da imagem aqui.
Eu amei a leitura e recomendo demais. É um clássico da literatura de terror que realmente vale a pena ser lido. Também vale a pena ter essa edição da Aleph, que como todas as outras da editora, foi muito bem feita. As ilustrações são incríveis, no fim tem uma crítica do livro que é maravilhos e que deve ser lida, e também uma entrevista com o autor.
Eu não vi o filme, então, não posso comparar. Mas pretendo ver em breve, e talvez venha comentar dele aqui...

11 Comentários

  1. Nossa, que capa linda e que resenha incrível! Ameiiiii vou pesquisar mais sobre o livro. Gente, estou apaixonada por essa capa. http://luxuosoestilo.blogspot.com.br/#

    ResponderExcluir
  2. Que bapho esse livro.
    E eu nem nemmm sabia que era de terror, eu já tinha visto a capa dele em outros blogues, Sempre achei que fosse uma biografia HAUSHAUSHAS

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu ainda não conhecia o livro e deve ser porque não gosto de gênero, mas apesar disso eu fiquei bem curiosa com essa leitura parece ser muito interessante, acho que vou passar por cima do medo e vou tentar ler

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Essa edição está muito linda né. Esse livro está no meu projeto livros para 2016.
    Bju

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca vi o filme inteiro, mas pelo pouco que vi sei que não tem muito a ver com o que você descreveu sobre o livro. Nunca me interessei pelo livro até agora. Gostei muito da resenha, me fez criar uma breve comparação pelo pouco que vi no filme e perceber que o enredo vai bem mais além.
    bjs, bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Bom, não sou acostumada a ler esse tipo de livro, MENTIRA, MENTIRA!
    Eu sou apaixonada por livros assim de lendas, e esse é o tipo de livro que eu vou ler sem dúvidas, tem uma narrativa maravilhosa, e uma capa muito Fofa.
    Adorei sua resenha <3

    ResponderExcluir
  7. Eu amo o filme e fiquei muito animada com o lançamento do livro. Quero muito ler, principalmente agora depois de ter visto a sua opinião do livro. Tomara que eu consiga fazer isso em breve e tomara que eu ame!

    ResponderExcluir
  8. Oii eu gostei muito da sua resenha, mas sem a menor dúvida esse tipo de livro não é para mim kk
    Tinha me interessado ao longo da resenha, porem a primeira frase de ultimo paragrafo acabou comigo " É um clássico da literatura de terror que realmente vale a pena ser lido"
    TERROR! É a palavra que faz eu correr kkkkkk

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Confesso que esse não é um gênero que costumo ler com frequência, mas fiquei bem curiosa com a história, parece ser ótima e essa capa é linda *o*

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  10. Oii!

    Não sabia que existia o livro hahaha
    Já vi o filme e adoro muito essa história! Talvez eu leia me breve :)
    Parabéns pela resenha!

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir