Compre aqui!
Autora: Eowyn Ivey
Editora: Novo Conceito
Páginas: 352
Skoob
Sinopse: "Alasca, 1920: Um lugar especialmente difícil para os recém-chegados Jack e Mabel. Sem filhos, eles estão se afastando um do outro cada vez mais ele, no duro trabalho da fazenda, ela, se perdendo na solidão e no desespero. Em um dos raros momentos juntos durante a primeira nevasca da temporada, eles fazem uma criança de neve. Na manhã seguinte, ela simplesmente desaparece. Jack e Mabel avistam uma menina loira correndo por entre as árvores, mas a criança não é comum. Ela caça com uma raposa-vermelha ao lado e, de alguma forma, consegue sobreviver sozinha no rigoroso inverno do Alasca. Enquanto o casal se esforça para entendê-la uma criança que poderia ter saído das páginas de um conto de fadas , eles começam a amá-la como se ela fosse filha deles. No entanto, nesse lugar bonito e sombrio, as coisas raramente são como aparentam ser, e o que aprendem sobre
essa misteriosa menina vai transformar a vida de todos eles."
*Livro cedido em parceria com a editora

"A criança não era apenas um milagre, como também era criação deles. E ninguém cria vida e abandona."

Resenha: Confesso que quando peguei esse livro imaginei uma coisa diferente. Claro que sabia que era um livro fantástico, mas imaginei algo mais juvenil, e todo o drama que eu encontrei nessa leitura me encontrou.
Apesar de ser uma história simples a primeira vista, toda a complexidade e drama que Ivey colocou deram um toque especial.
Resenha: A Menina da Neve
Créditos da Imagem
Mabel e Jack são um casal de meia idade que depois de uma experiência traumática decidem se mudar para o Alasca, para recomeçarem sozinhos. Não se envolviam com os vizinhos e se mantiam sempre afastados de todos. Mas as coisas estavam difícil, e sobreviver em um lugar tão novo e diferente não é fácil.
A mulher chegou até a pensar que não aguentaria sobreviver aquele lugar, chegando a pensar em suicídio.
"Podemos fazer isso, não, Mabel? Inventar nossos finais e optar pela felicidade em vez da dor?"   
Porém, eles acabaram conhecendo alguns vizinhos e logo se tornaram amigos, apesar de toda a relutância de Mabel.
Mas uma surpresa chegou para eles, junto com o inverno.
Após uma noite em que eles construiram uma bonequinha de neve, Jack viu uma menina nos arredores da propriedade, e incrivelmente ela surgia do ponto em que construiram a boneca, e suas pegadas iam para a floresta.
Ele tentou em vão achá-la através de suas pegadas. Mas novamente ela surgia, sempre quieta, nunca conversava e nem entrava na cabana.
Mabel chegou a comentar com a vizinha (que se tornou uma amiga), mas essa julgou ser fruto da imaginação de Mabel.
O próprio casal chegou a considerar loucura. Mas ela sempre voltava.

Com o tempo, a menina passou a confiar no casal, conversava com eles e por várias vezes jantava na cabana, os três juntos, como uma família.
Mas o inverno se foi, e a menina também. Eles passaram o resto do ano sem saber e nem ver a garota. Jack achou que ela não voltaria mais, porém Mabel mantinha uma esperança em seu coração, com a certeza de que a menina voltaria.
E ela voltou, junto com o inverno, junto com a primeira nevasca.
E foi assim por muitos anos. Ninguém além deles via a menina. Ela ia e volta junto com o inverno. E eles a amavam como pais amam seus filhos.
Um dia tudo muda. O filho mais novo de seus vizinhos, que durante todos os anos os ajudou muito com o plantiu e a colheita na fazenda, mas que era um caçador de coração, viu a menina na floresta. Não falou nada, mas a viu.
E um dia, quando os vizinhos chegaram para um jantar, Faina (a menina, agora já crescida, com uns 16/17 anos), estava lá.
No início ninguém acreditou no que via, e depois de anos eles puderam ver que a menina era real, que existia.
"Nunca sabemos o que vai acontecer, não é mesmo? A vida sempre nos joga para um lado e para o outro. É uma aventura não saber onde você acabará e como pagará sua passagem. É tudo um mistério e, se dissermos o contrário, estamos mentindo para nós mesmos. Diga-me uma coisa: você alguma vez já se sentiu tão viva assim?"
Créditos da Imagem
Porém, tudo estava para mudar.
E dessa vez, Faina ficou. Não se foi no inverno.
E como todos os contos de fadas, este possui um final feliz.... Será???
Com uma escrita leve e simples, Ivey nos transporta para um novo mundo, para uma história profunda, misterios e reflexiva.
Apesar de algumas partes serem um tanto longas de não tão necessárias, manter a leitura vale a pena, pois é um livro incrível!
E afinal, a menina era real ou realmente tinha surgido da neve?
Só saberá que ler e experimentar as sensações incríveis que essa história nos dá!

17 Comentários

  1. Heey!
    Eu achava que esse livro não fosse ser tão bom, mas pelo visto é ótimo <3
    Gostei muito da premissa e o enredo parece ser fantástico ♥
    Vou lê-lo o mais breve possível.
    Abraços!!
    http://desbravando-o-infinito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ai que bonitinho <3
    Ao mesmo tempo que parece ser de drama, mistura fantasia e de uma forma tão bela.

    Essa menina é erral, não é? Sei la, ela tem uma família e passa as férias (inverno) ali? E ela fica com aquele garoto, ne?

    Parabéns pela resenha, que meigo essa história <3

    ResponderExcluir
  3. Oiii, eu estou tão ansiosa para ler este livro, só vejo comentários bons. Adorei a tua resenha ❤
    Beijos
    http://segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  4. Oi. Todos os meus amigos que fazem essa leitura dizem a mesma coisa que você, é super válida. No entanto, confesso que no momento, não estou muito no clima do estilo do livro.

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?

    Eu já vi esse livro por aí, mas nunca tinha parado para ler uma resenha. A sua me deixou com vontade de ler :) Eu também nunca imaginaria a história com esse teor, pois a capa passa a ideia tão junevil, acho... Mas fiquei muito a fim de conferir.
    P.S.: adorei as imagens, especialmente a com a Elsa haha. Muito gracinha.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oie!!!!
    Ainda não conhecia o livro, mas fiquei super interessada no enredo e amei a capa. Fora que adoro esse climinha de neve <3 ainn!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Parece rolar muito mistério envolta da trama do livro. Eu vejo que as opiniões sobre ele são um pouco divididas, mesmo assim quero ler o livro.
    Adorei suas fotos para resenha, ficaram lidas, além de bem escrita.


    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá! Você estruturou sua resenha de forma muito bonita, comecei a ler esse livro, achei muito interessante a capa bonita, porém não consegui concluir a leitura, estou numa fase literária que poucas coisas chama minha atenção...

    ResponderExcluir
  9. Olá! Menina que post lindo de ler, visualmente limpo e bem estruturando. Esse livro me deixa curiosa, gosto da capa e do título.

    Patty

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?

    Eu acho esta capa maravilhosa, e gosto da premissa. Mas ainda não senti vontade de ler. Mas vejo só resenhas positivas. E a sua ficou muito linda. Quem sabe um dia não dou uma chance.

    beijos
    http://www.livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Estou com esse livro que chegou da Novo Conceito, mas não vou ler, será a outra resenhista, porém lendo sua resenha achei bem convidativo o livro. Espero ler ele um dia. A capa e linda e foi isso que me fez escolher ele. Abraços,

    Tony

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Toda vez que leio uma resenha desse livro, fico confusa pois não sei se a menina existe ou se é só imaginação. A história me parece bem legal. É uma viagem na verdade. Gostei da capa e pretendo ler em breve para desvendar os mistérios.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá! Li algumas resenhas sobre esse livro... Muitos gostaram e outros nem tanto... A capa me chama muito atenção. Achei linda!
    Não pretendo ler... pode ser que eu mude de ideia... Mas por enquanto nem posso pensar em pegar livros kkkk
    beijos
    Ariana Silva
    http://ariabooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi amada!
    Parabéns pela resenha, eu ameiiiiiiii esse livro, acho que gostei mais que vc, achei ele de uma sensibilidade enorme, o que me incomodou e me quebrou foi o fim! Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oie
    Sua resenha está ótima e que bom que gostou do livro, eu tenho bastante vontade de ler por ver bastantes elogios e essa capa é uma graça, bela dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu fiquei encantada com os mistérios e a magia que envolvem Faina. O único ponto que não gostei tanto nesse livro foi do casal. Ou melhor, Mabel às vezes era um pouco ranzinza. De resto, é maravilhosa a narrativa desse livro.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oi! Confesso que quando comecei a ler a sinopse não me interessei muito, mas logo me encantei pela história e já estou bem ansiosa para ler. Essa será uma das leituras de um desafio que estou participando... Espero gostar da leitura. Beijos!

    http://eicarolleia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir