Minha Metade SilenciosaCompre aqui!
Autor: Andrew Smith
Editora: Gutenberg
Páginas: 304
Skoob
Sinopse: "Stark McClellan tem 14 anos. Muito alto e magro, tem o apelido de Palito, mas sofre bullying porque é 'deformado', já que nasceu apenas com uma orelha. Seu irmão Bosten, o defende em qualquer situação, porém ambos não conseguem se proteger de seus pais abusivos, que os castigam quase todos os dias. Ao enfrentar as dificuldades da adolescência, é a amizade e o apoio do irmão sua referência de amor. Um dia, porém, o pai descobre um segredo de Bosten, que foge de casa. E Palito, em uma jornada de amadurecimento, o buscará para ajudá-lo. "

Resenha: Stark McClellan tem 13 anos e está prestes a completar mais um ano de vida. Ele é muito alto para sua idade (tem 1,82m), e também é bem magro, por isso seu apelido é Palito. Mas ele gosta de ser chamado assim, já que acha seu nome um tanto estranho. Ele possui uma deficiência. Nasceu sem um orelha, por isso, como ele mesmo explica, escuta algumas palavras com atraso, e algumas vezes as palavras ficam presas em sua cabeça, tentando sair e ecoando em sua mente.

002
Créditos da Imagem
Palito sofre bullying constantemente por causa da sua pequena diferença, mas seu irmão mais velho, Bosten, está sempre lá para defendê-lo. Eles são muito amigos, e desde o início podemos perceber que se amam muito e que possuem um laço muito forte.
Ele também tem uma amiga, Emi. Ela é sua vizinha e é uma fofa, uma menina prática e amável. Mas nem tudo são flores na vida de Stark.
Bosten e ele sofrem muito em casa. Possuem pais abusivos, que não demonstram amor, que sempre batem neles, chegando a espancar, que dão castigos horríveis, e que fumam, fumam muito. Esse foi um detalhe que achei muito interessante. Palito sempre deixava claro que o cheiro do cigarro estava entranhado na casa deles, e que aquele cheiro o trazia lembranças horríveis e traumatizantes.

"E não há amor na minha casa, somente regras."

Um dia a rotina deles muda completamente. Durante o feriado da Páscoa, os irmãos descobrem que vão passar uma semana na casa de uma tia que não conhecem, e já imaginam o quão horrível será, mas no fim, é tudo diferente.
"Eu mal sabia quem era tia Dahlia, fora o fato de que ela irmã da minha avó, e que estávamos sendo mandados para ela como se fôssemos cartões-postais vagabundos que você manda para as pessoas de que não gosta muito, e aí elas passam a gostar menos ainda de você."
Eles amam a Dahlia e se sentem em casa na Califórnia. Depois, descobrem o porque foram mandados para lá: seus pais vão se separar.
Quando voltam para casa, ainda possuem uma semana de férias, então, cada um vai para a casa de seu melhor amigo: Palito para a casa de Emilly e Bosten para a casa de Buck.
Mas tudo havia mudado. E ia mudar mais ainda.
IMG_3457
Créditos da Imagem
Quando o pai deles descobre o segredo de Bosten, ele foge de casa, e Stark se vê sozinho com seu pai agressivo, sem saber se o irmão está vivo ou morto, e não consegue viver nessa angústia.
Então, ele vai procurar seu irmão, em uma jornada de auto-conhecimento e amadurecimento.
Poder acompanhar todo o amadurecimento do Palito foi uma coisa incrível. Ver uma criança indefesa se tornar um homem, mesmo que no fim do livro ele ainda tenha apenas 14 anos, foi uma experiência única.
Eu sabia que o livro ia ser bom, já que sempre leio elogios sobre ele, mas fui surpreendida de uma forma única.
"Todo mundo sabia oque aconteceria a seguir. Era sempre a mesma cena, só que às vezes mudava de ator quando o astro era eu. O roteiro podia variar um pouco também. Mas, na minha opinião, se você já tivesse visto uma vez, não precisava assistir de novo. Meu pai acertou Bosten bem no meio das costas. Com força. Soou como se o cinto pudesse partir meu irmão ao meio [...] Meu pai bateu nele com o cinto repetidas vezes e Bosten ia aguentando, gemendo, tremendo uma vez ou outra, até que meu pai perdeu o fôlego e finalmente parou. [...] Meu irmão ficou deitado lá, esticado sobre a poltrona, tremendo. Ele não chorou. Eu sabia que Bosten nunca choraria na frente de minha mãe e de meu pai. Ele faria isso mais tarde."
Mergulhei de cabeça nessa história profunda e foi um mergulho em águas turvas e bravas, mas não me afogei.
Durante toda a leitura sofremos muitos socos no estômago e tapas na cara. Toda a descrição de Andrew é simples e sincera. Ele não exagera nas palavras e fala de uma forma tão verdadeira que chega a ser surpreendente.
Apesar de ser um livro com leitura simples, algumas pessoa podem se incomodar com algumas cenas, como por exemplo, a violência que eles sofrem em casa. Mas apesar disso, acho que todos deveriam dar uma oportunidade a essa leitura.
IMG_3458
Créditos da Imagem
É o tipo de livro que te prende, que tira seu fôlego, que te faz se colocar no lugar do protagonista. E mesmo sendo uma ficção, é aterrorizante, pois sabemos que muitas crianças passam pelo oque os irmão passaram, e pensar nisso é triste, muito triste.

"Como poderia ser errado estar apaixonado por alguém que pensa o mesmo que você, que você respeita e em quem confia?"

Preciso confessar que chorei lendo esse livro, e isso é uma coisa muito, muito difícil de acontecer. Ele realmente me conquistou, eu me envolvi na história de uma forma maravilhosa, e quero que todos se envolvam também.
Então eu recomendo o livro demais. Por tratar de temas importante que precisam ser falados, por ser simples e incrível, por conquistar o leitor, por ter personagens encantadores, por mexer com os sentimentos, por tirar o fôlego, por trazer lições que você leva pra vida, enfim, por não ser apenas mais um livro qualquer, e sim um livro que faz diferença e deixa marcas no leitor.

22 Comentários

  1. Oi eu amei essa história, que vou baixar agora pra ler.
    Histórias de pessoas que sofrem bulling são sempre muito tocantes e tive certeza lendo sua resenha que não é só o bulling mas todo o contexto que fez com que o Palito sofresse tanto e depois desse pelo que entendi a volta por cima.
    Vou ler com certeza.
    Beijo
    www.livricios.com

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei essa premissa e esse livro simplesmente me encantou. Sua resenha está maravilhosa

    Beijos
    http://myself-here1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Bullying é o tema dos ultimos tempos né. Não para mais de sair livros sobre o tema. Mas a história parece ser emocionante.

    ResponderExcluir
  4. Oie tudo bem? Achei sensacional a premissa do livro, promete ser incrível. Me interessei!
    http://www.leituradascinco.com/

    ResponderExcluir
  5. Primeiro, eu amei a capa do livro. Gutenberg, parabéns! Segundo, eu adoro livros que mostram relação fraterna. Mesmo! Fiquei muito curiosa pela trama e quero muito conhecer os personagens. Já torço por eles antes de conhece-los!
    Bela resenha!

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Li esse livro ano passado e foi simplesmente maravilhosa essa leitura!
    Eu amei a história dos irmãos e a maneira que foi tratada pelo autor.
    A forma como o palito amadureceu com os golpes que recebeu da vida é incrível!
    Amei a leitura e recomendo a todos, que bom que esse livro também tenha te conquistado tanto!

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? Eu já sei que vou chorar com esse livro, pois sou uma manteiga derretida. Eu já conhecia um pouco sobre a história, pois tenho um amigo que é louco por esse livro e sua resenha só contribuiu para eu querer desesperadamente essa obra. Gosto de livros que me fazem refletir, que possuem uma mensagem importante.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  8. Adoro livros que nos tiram da zona de conforto e nos trazem aprendizados diversos. Já havia ouvido falar da história, mas ainda não tive oportunidade de ler. Sua resenha me deixou muito empolgada para finalmente concluir o feito. Espero que em breve eu consiga ser arrebatada pela história, que me parece ser extremamente emocionante.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu gosto muito de dramas, esse parece ser um livro bem difícil, mas me interessei muito pela sua resenha e vou procurar por ele! Espero gostar tanto quanto você, mas não quero chorar tanto assim não hehe

    Mandy Francesa

    ResponderExcluir
  10. Ah esqueci de falar que suas fotos estão lindas!

    Mandy Francesa

    ResponderExcluir
  11. Oii
    Faz tempo que quero esse livro. Muita gente diz que o livro é maravilhoso e sua resenha só confirma isso. Adoro esse tipo de trama. Também mergulho na história. Amoo livros que fazem a gente chorar!! Normalmente são os meus favoritos!!
    Bjus

    ResponderExcluir
  12. Gente, que resenha amor. Fiquei com muita vontade de ler este livro depois dessas palavras. Parece ser um livro que fisg a gente mesmo, e essas fotos estão lindas.
    Não conhecia este livro, e certamente agora está em minha lista de desejados, foi muito bom conhecê-lo.

    http://ocasulodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Esse livro tem uma carga emocional muito forte e isso me faz ficar muito deprimida, acredito que todos passamos por coisas ruins mais ter uma família onde só se segue regras é demais. Além do que passam os dois garotos, preciso estar preparada para ler esse livro. Em todo caso dica anotada, bjs e até mais!

    ResponderExcluir
  14. Oiiie
    Adorei a sua resenha, eu sou louca para ler o livro desde que lançou e espero ler em breve, a sinopse me chama a atenção e sempre ouço elogios

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?
    Não tinha visto uma resenha tão detalhada deste livro ainda e posso dizer que estou encantada. Com certeza lerei esse livro quando tiver oportunidade.
    Gosto muito dessa temática, ainda mais que nos faz colocar no lugar do outro. Acho que quando ler vou chorar também, haha :')
    Beijo.

    ResponderExcluir
  16. Uau.
    Provavelmente se eu visse este livro na livraria, antes de ter lido sua resenha, não ficaria com vontade de ler.
    Este é meu primeiro contato com a obra e já me sinto presa à história e necessitada de um contato mais próximo com os personagens!

    ResponderExcluir
  17. Hey,
    O tanto que você gostou desse livro me fez ter vontade de ler também. Adoro personagens que fazem com que nos apeguemos à eles, e esse livro parece apresentar isso muito bem. Não tinha lido nenhuma resenha desse livro ainda, mas já quero ler.
    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  18. Falam tão bem deste livro que é impossível não concorda com suas palavras e ficar ainda mais curioso para ler este livro, adorei a resenha, muito tocante...

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oee,
    Até hoje não li nenhuma critica negativa e sou doidoo pra ler esse livro, espero conseguir ler ele esse ano.

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Já tinha visto de longe a capa desse livro e como ela não me chamou a atenção eu meio que deixei pra lá ._.
    Mas tenho que dizer que agora meio que fiquei interessada pela história, tanto pelo fato de eles serem novos e enfrentarem tantas coisas até o ponto de vista do mundo que eles tem.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oii!

    Adorei a sinopse desse livro ^^ Acho muito legal livros que falam sobre doenças ou bulling e coisas do tipo.
    Achei muito bacana a promissa e estou louca para conferir :)
    Parabéns pela resenha!

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  22. Oie, tudo bom?
    Esse livro tem personagens cativantes e parece falar sobre temas importantes. Gosto desse tipo de YA porque são leituras que sempre me fazem pensar um pouco, mesmo que tenham personagens mais jovens. Já conhecia o livro e espero conhecer essa história um dia.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir