Compre aqui!
Autor: Neil Gaiman
Editora: Conrad
Páginas: 344
Skoob
Sinopse: Charles Nancy tinha uma relação nada agradável com seu pai. Na opinião dele, o sr. Nancy era simplesmente constrangedor. Mas Charlie o conhecia muito pouco. Não percebia que ele era Anansi, o trapaceiro deus-aranha. Não fazia idéia de que tinha um irmão. Nem sequer imaginava no que sua vida se transformaria após tomar conhecimento disso. E, principalmente, jamais poderia prever que, para colocar tudo de volta nos eixos, teria que mergulhar de cabeça no sombrio e enigmático mundo dos deuses.

Olá leitores e leitoras do Thousand Lives to Live! Agradeço muito a receptividade a minha última resenha e podem ter certeza que dessa vez eu vim para ficar. Vem pela frente uma série de resenhas de livros do Neil Gaiman para animar esse inicio de ano.

Imagina uma história com um cara certinho que tem vergonha de tudo. Agora, acrescenta aí um irmão semideus (que chamaremos de Spider) que é o completo oposto do nosso cara certinho (que chamaremos de Charlie; Fat Charlie). São exatamente esses dois seres totalmente diferentes - porém, complementares - que protagonizam o 4º romance do autor Neil Gaiman. Ao longo de 344 páginas (na 2ª ed. de 2011 da editora Conrad) Gaiman explora a vida de Fat Charlie, um jovem-não-tão-jovem entediante, que mora em um apartamento sem graça, está em um noivado morno - e não consumado - e trabalha em uma firma detestável com um chefe que é, absurdamente, tudo o que há de errado com o capitalismo e a sociedade.


"Então, não. Eu não sei o que fazer com essa bosta de pena. Queimar? Cortar em pedaços e comer? Fazer um ninho? Segurar ela bem firme e pular da janela?" (Gaiman, p. 298)

Prestes a se casar com a meiga Rosie Noah, Fat Charlie descobre que o pai morreu. O pai que o embaraçou e envergonhou por toda a sua vida - e o apelidou de Fat Charlie. Então ele parte de Londres para Flórida a fim de fazer sua paz com o pai. E aí tudo desanda. A linguagem com a qual Gaiman aborda os acontecimentos é rápida e irreverente - mais irreverente que suas obras anteriores que já trazem essa característica -; de acordo com o autor, ele usou sua “linguagem que ele usa em seu blog” para desenvolver a história. Já li a obra em português e em inglês e apesar da obra em inglês ser inegavelmente mais divertida, o trabalho de tradução de Juliana Lemos foi impecável.

"Os nomes que o pai de Fat Charlie dava às coisas pegavam. Era assim e pronto" (Gaiman, p.11) 

Os personagens são muito diferentes entre si mas de alguma forma, todos se complementam. Spider, o irmão cool que herdou os talentos divinos do pai e vive pelo mundo desfrutando o que este tem a oferecer; Fat Charlie, o irmão chato que vive sua vida sem nenhum entusiasmo; Daisy, a misteriosa vodca-com-laranja que aparece na vida de Charlie abruptamente mas parece decidida a permanecer nela - mesmo que inconscientemente-; e Rosie, a noiva pudica politicamente correta que não sabe bem o que quer da vida.

"Gema de ovo, molho inglês, tabasco, sal, um pouco de vodca e por aí vai. Se você não morrer, vai ficar ótimo." (Gaiman, p. 85)

As cenas no mundo dos deuses são intrigantes e assustadoras ao mesmo tempo. A personificação de cada criatura é bem bizarra mas é aquele tipo de bizarro que você não consegue parar de olhar - nesse caso, ler -; como uma verruga no meio do rosto da pessoa com a qual você está conversando e da qual você não consegue tirar os olhos. Trazendo de volta elementos de sua obra anterior, Deuses Americanos - que conta com a presença do amável Anansi -, Gaiman mescla a monotonia do mundo que conhecemos com a emoção do mundo dos deuses. Recomendo para todos que queiram um livro divertido e emocionante.

25 Comentários

  1. Oee,
    Não conhecia o livro e pelo oque li da sua resenha parece ser muito bom, acho que vou dar uma chance a ele e nunca li nada do autor e tenho muita vontade.


    Étreintes
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriel!

      É um ótimo livro para começar a ler os trabalhos do autor! Espero que você goste!

      Beijo!

      Excluir
  2. Olá, ótima resenha. Ainda não conhecia o livro e pelo que li em seu post a história parece muuuuito boa! Fiquei curiosíssima para lê-lo!

    Participe do sorteio da trilogia A Caverna Cristalina petalasdeliberdade.blogspot.com .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Quem bom que gostou, muito obrigada pelo elogio <3 Vou dar uma passada no Pétalas de Liberdade pra ver sobre o sorteio! <3

      Excluir
  3. Ahh que legal, nunca ouvi falar desse livro. Gostei da ideia do menino tímido e o semideus ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem bacana mesmo! Que bom que gostou <3

      Excluir
  4. Não conhecia o livro, mas gostei da sua resenha e confesso que o livro me chamou atenção, mas no momento não vou ler, porém ele vai ficar na lista! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha! Beijo <3

      Excluir
  5. Oi, tudo bem?
    Apesar dos elogios eu não sei se o livro me atraiu muito. Quem sabe eu leia no futuro. Gostei de saber da construções das criaturas.
    De qualquer forma, valeu a dica. Ótima resenha.

    livrosvamosdevoralos.bogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leticia! Que bom que gostou da resenha! Fica ligada que virão mais resenhas dos trabalhos do Gaiman. Vai que aparece um que te chama a atenção?

      Excluir
  6. Oiiie
    Já ouvi falar muito do autor e ainda quero ler algo dele mas não esse livro apesar de ter um enredo chamativo, não é o que curto ler

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Catharina! Eu fiz resenha de um outro livro dele e várias ainda estão por vir então fica ligada! Vai que aparece uma que te chama a atenção?

      Beijão!

      Excluir
  7. Gosto de livros com enredos mitológicos e personificações, mas acredito que tem sempre um momento para leituras assim! Eu não sei se leria agora, mas a tua resenha me convenceu! Vou pesquisar o preço dele na saraiva.

    http://www.osnosdarede.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha, Amanda! Boa leitura quando a fizer!

      Excluir
  8. Oie Ana,
    Confesso que quando li "semideus" já fiquei entusiasmada haha
    Gostei muito da premissa, parece ser muito legal,com monstros e deuses, já adicionei as próximas leituras, espero gostar tanto quanto você!
    Beijos
    Bru, Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna! Tudo bom? É uma temática ótima mesmo né? Eu amo! Quando ler faz resenha que eu vou adorar saber o que tu achou!

      Beijão!

      Excluir
  9. não conhecia o livro, mas vendo o autor ja sabemos que é um booooom livro, gaiman é rei <3

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bem? Nunca li nada no Neil, vejo falarem muito bem da escrita dele. A premissa deste é bem promissora, parece bom, mas ainda não me interessei o suficiente pra ler.
    De qualquer forma, parabéns pela resenha, muito boa.

    ResponderExcluir
  11. Eu me jogo em qualquer leitura que seja do Neil Gaiman sem medo. O cara é realmente um ótimo autor, não tem como um livro dele não te surpreender.

    laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Do autor só li Stardust, mas fiquei curiosa sobre esse livro, além da premissa ser boa quero conferir essa escrita mais irreverente!
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br/#

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Nossa super gostei do tema! Gosto de livros que misturam deuses e todo esse lado fantasioso, e neste caso meio assustador. Somente a capa que me deixou com asco, fora isso eu leria.
    http://euinsisto.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Neil parece ser um bom autor, mas nunca tive uma curiosidade por ele, sabe, li Coraline e foi uma leitura Ok, portanto, não fiquei muito curioso em relação ao livro resenhado não...

    Abraços e até!!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Já ouvi falar muito dessa série, mas ainda estou em dúvida se a lerei. Tenho muita curiosidade de ler um livro do Gaiman e tem outras obras que já me chamaram muito atenção e estão na minha wishlist, irei começar por elas e caso eu curta a narrativa do autor, com certeza lerei suas demais obras.
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que embora esse não seja o tipo de livro que leio, eu fiquei curiosa com a hsitória e achei a capa muito bacana, por isso espero ler algum dia ;)

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir